Como organizar malas? O que levar ou não?

Atualizado: 9 de set. de 2019


*Imagem meramente ilustrativa


Quando nossa tão esperada viagem vai se aproximando muitas dúvidas vão surgindo, e dentre elas, algumas como....... "O que levar? O que não posso esquecer? Levo roupas à mais ou à menos para os dias que pretendo ficar?

Principalmente se for nossa 1* ou 2* vez. Não sabemos se encontraremos tudo aquilo ao qual estamos acostumados a usar com facilidade ou não em Orlando, não é verdade?

Pensando nessas dúvidas, vou tentar ajudá-los da melhor forma e através de algumas experiências vividas por mim, familiares e amigos e dando-lhes algumas dicas as quais facilita e muito nossas vidas.

Assim que sua viagem esteja praticamente chegando, aproximadamente uma semana antes, comece a organizar seus pertences de forma que tenham tempo de providenciar algo que falte como medicamentos, roupas e etc. O ideal é deixá-las previamente arrumadas uns 2 ou 3 dias antes da data de embarque.

Organize-as de acordo com a época do ano que pretendem ir. Lembrando que as estações do ano em Orlando são da seguinte forma : (novembro, dezembro, janeiro, fevereiro é inverno, meses frios, principalmente dezembro e janeiro com temperaturas bem baixas, cerca de 7*C com sensação térmica de até 1*C +/-), (março, abril, maio, junho e julho é verão, meses bem quentes, principalmente junho e julho que chegam a temperaturas de 38*C com sensação térmica de até 40*C).

Então vamos iniciar a organização de tudo que pretendem levar fazendo uma lista (check list) para não esquecerem nada ou não levarem toda a casa nas malas.



*Imagens meramente ilustrativas


Imaginando que sejam para aproximadamente 12 dias de viagem, e pensando em ambas estações, tanto verão como inverno e que na família tenham crianças e até bebês, independente da intenção ou não de compras, pois acredito ser totalmente opcional a cada família, vamos fazer uma pequena lista com itens básicos, porém com pequenas adaptações de acordo com os costumes de cada família ou grupo. Esta lista é somente para dar uma pequena noção e ajudar no início da preparação das malas. As primeiras vezes ficamos muito inseguros e ansiosos com medo de esquecer algo e etc.


Check list verão : Check list verão :

Crianças e bebês Adultos

2 calças de moletom ou jeans 2 calças jeans (1 já vestido)

(1 já vestido) 2 pares de tênis bem confortável (1 já calçado)

2 pares de tênis bem confortável 1 par de chinelos

(1 par já calçado) 2 blusões leves (1 em mãos)

2 blusões leves (1 em mãos) 8/10 peças íntimas

1 par chinelos 8/10 camisetas regatas

8/10 camisetas e regatas 8/6 bermudas e shorts

8/10 peças íntimas e pct fraldas 4 pijamas curtos

4 pijamas curtos 4/6 pares de meias

8/10 shorts e bermudas 2 biquínis/bermudas piscina

4/6 pares de meias Protetor solar e bonés

2 biquínis/sungas/bermudas piscina

1 par de boias de braço

Protetor solar e bonés

1 capa de chuva



Check list inverno : Check list inverno :

Crianças e bebês Adultos

8/10 peças íntimas e pcts fraldas 8/10 peças íntimas

8/10 pares de meias 8/10 pares de meias

3 blusões quentinhos (1 já usando) 3 blusões quentes (1 já em uso)

8/10 camisetas longas 8/10 camisetas longas

4/6 conjuntos de moletons 4 calças jeans (1 já em uso)

4/6 calças moletom ou jeans 2 pares de tênis confortáveis (1 jã em uso)

2 pares de tênis confortáveis 1 par de chinelos

1 par de chinelos 3 pijamas longos

4 pijaminhas longos 2 gorros, 1 par de luvas

2 gorros, 2 pares luvas 2/3 conjuntos roupas térmicas

3/4 conjuntos roupas térmicas



Quando eu digo "levarem 2 pares de tênis", é importante dizer-lhes que optem por calçados extremamente confortáveis, aqueles que já estão em uso, e não caiam na tentação de comprar tênis ou calçados e já usá-los no dia seguinte nos parques. Você não pretende correr o risco de ganhar bolhas ou machucados nos pés durante suas férias certo ? Andar nos imensos parque, torna-se uma verdadeira maratona, andamos em média p[]de 10/14 km por dia em cada um dos parques. Inclusive seria aconselhável iniciarem caminhadas leves umas 3X por semana uns 3 meses antes da sua viagem, mas obviamente com a devida autorização do seu médico.

As capas de chuva são bem vindas no verão para os momentos de chuvas rápidas e típicas da estação do ano, custam em média uns US$ 4,00 e são fáceis de encontrar nas farmácias e supermercados e também nos parques, com valores um pouco diferentes porém são aquelas temáticas com os personagens e etc.

*Imagens meramente ilustrativas



Organização e praticidade

Faça uma listinha também dos itens de higiene pessoal de todos, porém tentem levar uma quantia razoável pois encontrarão com facilidade shampoos, creme dentais, sabonetes, cremes de barbear, pomadas para assaduras, chupetas, mamadeiras e etc semelhantes ao nossos, nas unidades do Walgreen's, CVS e Walmart.

Não esqueça do check list dos medicamentos que estão acostumados a usar, e muito importante dizer a forma mais adequada de transportar os seus medicamentos, todos eles devem ir em uma necessaire na mala que será despachada. Caso façam uso de medicamentos de uso continuo ou controlados, peça ao seu médico 2 receitas iguais, pode ser em Português mesmo, mas caso consiga em inglês melhor ainda, uma você irá guardá-la na necessaire junto aos remédios e a outra (cópia) pode levar com você apenas para evitar qualquer tipo de mal entendido. Leve com você à bordo, apenas a quantia necessária de remédios para uso durante a viagem e um pouco à mais caso haja algum atraso no voo ou algum outro contra tempo. Em Orlando diferente do Brasil, não compramos remédios com a mesma facilidade. Somente poderão comprar qualquer tipo de medicamento, após uma consulta médica.

*Imagem meramente ilustrativa


Atendimento médico

Vamos falar um pouco sobre "saúde em Orlando". É muito importante ressaltar que não devemos em hipótese alguma, viajar sem adquirir o Seguro Viagem ou até mesmo pensar em fazer economia adquirindo o mais em conta, preocupe-se com o Seguro de maior cobertura, e lembre-se de verificar qual o tipo de cobertura do seu contrato. Em Orlando não existe saúde Pública como no Brasil e a saúde custa uma fortuna por lá. Uma internação de alguns dias poderão lhe tirar o sono ou até mesmo acabar com a sua viagem (desculpem ser enfática, porém acho fundamental avisá-los sobre algo essencial, e evitar que tenham qualquer tipo de dor de cabeça ou aborrecimentos).

*Imagem meramente ilustrativ

Muitos não sabem mas existem atendimentos médicos em algumas unidades Walgreen's (Healthcare Clínic), CVS (Minute Clínic) e Walmart. Porém, são consultas para situações simples e corriqueiras como uma simples gripe, dor de barriga ou pequeno quadro febril, funciona mais ou menos como um Pronto Atendimento, custa em média US$ 90,00 e você poderá solicitar reembolso junto ao seu Seguro Viagem ao retornar no Brasil, com tanto que tenha adquirido o mesmo (S.Viagem) e tenha a prescrição médica, receituário e descrição do ocorrido. Eles não atendem menores de 18 meses, funciona 7 dias da semana normalmente nos horários das 8:00 hrs da manhã à 00:00 hrs durante a semana e das 8:00 às 20:00 hrs aos finais de semana. Mas lembre-se, esse tipo de atendimento, é útil somente para situações corriqueiras, simples, eles não possuem estruturas de hospitais, não tem aparelhos de RX nem outros tipos de recursos, funciona mais como um mini Posto Médico simples. É fundamental adquirir Seguro Viagem com uma ótima cobertura.

*Imagens meramente ilustrativas




Dicas sobre organização das malas


Organize as roupas e pertences de todos de forma separadas em malas diferentes. Por exemplo:

Sua família são quatro pessoas, então quatro malas. Ao invés de organizar uma mala para cada um, aconselho a colocar um pouco das roupas de cada um em diferentes malas.

Por que isso?

Eu passei pela seguinte experiência, a 1* vez que viajamos, montamos uma mala para cada membro da família, e a mala do meu filho simplesmente sumiu ainda na ida para Orlando (o que ocorre muito infelizmente, principalmente em voos com escalas, apesar que as queixas diminuíram bem, mas ainda ocorrem), então meu filho na época com 6 anos, ficou com a roupa do corpo. Acionamos nosso Seguro Viagem que prontamente disponibilizou uma certa quantia para repormos o que faltava para ele. Mas nunca volta a ser a mesma coisa, nessa ele perdeu joguinhos raros que não encontraríamos mais, foi-se o aparelho ortodôntico móvel que eu havia pego com o dentista 1 dia antes da viagem (na naquela época a segurança nos aeroportos estava extremamente rigorosa, era recente aos atentados, por isso o aparelho foi na mala que despachamos e sumiu na chegada a Orlando) sem contar o aborrecimento e o tempo gasto da viagem somente para resolver esse transtorno. Então aprendi uma boa lição.. misturar as roupas de todos em diferentes malas, assim caso alguma se extravie, ninguém ficará sem seus pertences.

*Imagem meramente Ilustrativa



Duas dicas bacanas para o inverno, se possível adquire roupas térmicas (como indicado acima no check list), são extremante confortáveis, secam super rápido, não ocupam muito espaço nas malas, são leves e mantém a temperatura corpórea adequada,é fácil encontrá-las nas lojas de departamentos esportivos como a Decathlon ou até mesmo na Lupo, elas não costumam ser em conta, então eu aconselho á adquiri-las aos poucos, meses antes da viagem, vale muito á pena, no mínimo uns 2 conjuntos para cada eu acredito ser o suficiente, vá lavando e alternando seu uso uma vez que elas secam super rápido, e em quase todos os hotéis e casas de temporadas, existem máquinas de lavar e secar. A outra dica é que em Orlando exite uma marca de casacos no shoppings e Outlets chamada UNIQLO ultra light, são super fininhas, levinhas, vem em saquinhos pequenos, super práticas pois você pode sair vestido(a) com ela de manhã e o tempo esquentar e facilmente guardá-la na mochila porque ficam pequeninas, e também não ocuparão grandes espaços nas malas e são super quentinhas, tecnologia japonesa.


*Imagens meramente Ilustrativas






Para que as malas fiquem bem organizadas de forma que facilite encontrar tudo , é bem interessante usarem necessaires ou saquinhos para separar peças íntimas, calçados, medicamentos e itens de higiene pessoais, fica tudo arrumado, fácil de achar e saber o que tem ou não.

*Imagens meramente Ilustrativas



Malas prontas e checadas segue outra valiosa dica : tire fotos de todos os ângulos e guarde-as na nuvem do seu celular e também envie à 1 e-mail de segurança, apenas para armazenar as imagens e ter fácil acesso caso percam o celular (temos que pensar em absolutamente tudo e são muitas informações e detalhes para que tudo ocorra da melhor forma possível), caso ocorra extravio ou sejam danificadas facilitará e muito na localização ou queixa junto a Cia aérea e Seguro Viagem.

*Imagens meramente Ilustrativas




Uma outra opção bacana e que está em alta é adquirir capas para malas, algumas você encontrará fácil nas lojas que vendem malas ou até personalizadas que possa ter os nomes da família, grupos ou de cada um. Elas facilitam e muito na identificação e conservação das mesmas, afinal de contas infelizmente sabemos que nossas malas não são tratadas com o devido carinho pelas Cias aéreas não é verdade ?

*Imagem meramente ilustrativa




Então não se preocupe em comprar malas novas apenas para a viagem, use as que você já tenha ou se optar por comprar, não vale à pena investir tão alto em malas caras, basta que sejam resistente, tenham um ótimo espaço interior e possuam os cadeados TSA (Transporte Security Administration) é um órgão responsável pela segurança nos aeroportos de todo o país e os cadeados são itens de segurança importante para qualquer viagem, principalmente para os Estados Unidos como forma de se proteger e aumentar o controle de quem entra e sai do país, portanto caso já possua malas, mas nelas não tenha esse tipo de cadeado, você poderá comprá-lo à parte e colocar unindo os dois zíperes das suas malas.

*Imagens meramente ilustrativas





Outra dica : ajudaria muito durante a viagem se levassem uma pasta ou um Porta-Passaporte, facilitaria muito no check-in e para a segurança de vocês evitando a perda de tais documentos fundamentais para embarque e desembarque nos aeroportos. Mantenha os Passaportes, documentos pessoais, vouchers, caneta e guardem as papeletas da identificação das malas além dos tickts de embarque nessa pasta ou porta Passaporte e procure ficar com ela o tempo todo com você e em segurança.


Espero não ter esquecido nenhuma dica preciosa e que essa matéria lhes ajude ao máximo possível e desejo de coração que sua viagem seja inesquecível e memorável criando lindas e eternas lembranças à todos vocês.

Meu maior prazer e poder sempre ajudar com minhas poucas experiências.



"Nunca permita que seus medos tomem o lugar dos seus sonhos"

Walt Disney



Texto : Adry @disney360graus

Imagens : alguma ilustrativas

Fontes: site oficial da www.waltdisneyworld.com e experiências pessoais






55 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo